© Carlos Porfírio
B-ME, Blending Melodies: Bridging Cultural Identities foi um projeto implementado pelo Sistema Cyprus, El Sistema Greece e a Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal | Orquestra Geração, entre 2021 e 2023 e foi cofinanciado pela União Europeia, através do programa Creative Europe.
O projeto teve como metodologia a criação de parceriais entre compositores locais e músicos com background migrante ou refugiados, para a co-criação de composições originais que fizessem uma ponte entre as diferentes identidades culturais em jogo.
Veja aqui o documentário, da autoria de Gonçalo Brou, sobre o projeto B-Me em Portugal, com momentos do concerto realizado no dia 23 de julho de 2023, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.
Foram criadas 15 composições, 15 em cada país parceiro, que se subdividiram em 30, pois abrangeram diferentes níveis e dificuldades musicais.
Foram desenvolvidos workshops sobre as temáticas abordadas pelo projeto.
Através dos concertos realizados nos países parceiros, e para além deles, o projeto B-ME põe em relevo o valor inestimável da diversidade cultural.
O compositor Carlos Garcia e o músico ucraniano Marian Yanchyk, nos ensaios com a Orquestra Juvenil Geração.
E o encontro com a compositora Ana Seara e a música de origem goesa, Carolina Figueiredo.
As composições foram interpretadas pelas orquestras dos projetos parceiros, e estão disponíveis para qualquer jovem orquestra no mundo.
O link do projeto é https://thebmeproject.com onde pode consultar as obras nas diferentes versões.