EFEITOS OG
EFEITOS OG
©João Vasco
Vários investigadores têm-se interessado pelo projeto Orquestra Geração, entre teses de mestrado, doutoramentos e outros estudos externos.
Referimos aqui três publicações sobre a OG:
João Teixeira Lopes et. alli, Crescer a tocar na Orquestra Geração, 2017;
Alix Sarrouy, Atores da Educação Musical: Etnografia dos programas socioculturais El Sistema, Neojiba, Orquestra Geração, 2022;
Paula Freire, Tocando Vidas. Inclusão social através da prática musical na Orquestra Geração Sistema Portugal, 2022).
ESTUDOS DE AVALIAÇÃO - IGOT
Pela Universidade de Lisboa, nomeadamente pelo Centro de Estudos Geográficos - IGOT, foram realizados dois estudos, o primeiro em 2012 e o segundo em 2014, desenvolvidos por uma equipa de investigadores, e que apontam globalmente para um projeto com um elevado valor social e pedagógico, com impactos positivos relevantes nas crianças e nas famílias, e também nas comunidades locais.
2012
Foram destacados os seguintes resultados (Estudo de avaliação – Orquestra Geração, IGOT, 2012):
Reforço das Competências gerais das crianças/jovens – “A OG facilita a comunicação através de meios pouco habituais na escola, encoraja o trabalho em equipa, o desenvolvimento de sentido coletivo e a capacidade de relacionar elementos. (...) São de destacar os progressos no modo como as crianças se autovalorizam e, de algum modo, como perspectivam o seu futuro.”
Reforço de Conhecimentos específicos das crianças/jovens – “...ao nível da música, contribuindo para abrir mais um campo de oportunidades, conhecimentos e competências que podem ser utilizados noutras áreas de aprendizagem”.
Incremento da Identidade (crianças, famílias, comunidade) – “A OG promove novas experiências relacionais e, sobretudo, reforça, não apenas a autoestima dos jovens, mas também a autoestima das famílias e até dos profissionais da educação”;
Desenvolvimento social e inclusão – “
contribui claramente para a inclusão e o empowerment de crianças desfavorecidas (e mesmo das suas famílias) e, também, para a mitigação de riscos de comportamento desviante, assumindo um carácter preventivo desde idades muito precoces (6/7 anos)”;
Cidadania –
“permitindo uma maior democratização do ensino da música e aumentando o nível de responsabilidade e participação”.
2015
O segundo estudo, (IGOT, Relatório OG – Impacto 2.0, 2015), reforça estas conclusões. “Em sete anos de existência, a OG criou e continua a criar oportunidades para o desenvolvimento de diversos ‘percursos improváveis’em crianças e jovens, oriundos de contextos socioeconómicos e territoriais carenciados.
Estas oportunidades traduzem‐se no encontro de percursos mais estruturados e no afastamento dos ‘trajetos sem projeto’, que tantas vezes marcam a vida das crianças e jovens nestas comunidades escolares. Este ‘efeito OG’ (...), evidencia‐se na vida escolar, pela centralidade que esta passa a ocupar na vida das crianças e dos jovens, mas também nas famílias e nas comunidades de pertença. (...) muitos alunos declaram ter‐se tornado melhores estudantes e sentem‐se mais acompanhados pelas famílias.
As escolas integraram a OG no seu projeto educativo e apresentam‐na como elemento de afirmação de identidade. As autarquias programam eventos em que a participação da OG se tornou habitual. Em alguns casos, evidenciou‐se a descoberta de vocações entre os alunos que ingressam no projeto. Estão nesta situação, quer os alunos que já prosseguem estudos no ensino especializado e passaram a frequentar escolas de música, quer os casos de prosseguimento de estudos superiores em escolas nacionais e estrangeiras.”
Também o relatório de avaliação do projeto Comunidades Geração | Música e Integração Social,, desenvolvido em Castanheira de Pera e Tondela (2020/2023, Portugal Inovação Social), reforça os resultados já anteriormente identificados.
A avaliação de impacto realizada pela entidade externa, Stone Soup, Avaliação de Impacto do Projeto “Comunidades Geração | Música e Integração Social”, em maio de 2023, comprova a concretização em 153% da meta contratualizada, com ganhos em linha com o anteriormente exposto. Também pode ser consultado aqui.