O projeto Orquestra de Afectos regressa à comunidade escolar dos Jardins de Infância das escolas Alto do Moinho e Miguel Torga, na Amadora. A AOSJSP foi uma das 40 entidades contempladas com este prémio, que nos permite, durante um ano letivo, levar a música como ponte para a construção de uma melhor comunicação na comunidade escolar e com as famílias, contribuindo para um desenvolvimento mais harmonioso das crianças. Obrigada!
A Orquestra Geração, projeto gerido pela Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal e pela Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, dá competências para a vida, através da prática orquestral.
Atualmente, somos mais de 1700 crianças e jovens em atividade na Orquestra Geração, número que se amplia nas várias famílias e comunidades abrangidas
Temos 22 núcleos orquestrais na área metropolitana de Lisboa, Coimbra, Castanheira de Pera e Évora, e ainda programa de jazz e um programa para o jardim de infância (Orquestra de Afectos)
Formamos uma comunidade, com os nossos apoiantes e parceiros, escolas, alunos e famílias (conheça em quem somos) e temos várias colaborações internacionais
Desde dezembro de 2024 que a Orquestra Geração tem um novo núcleo na cidade de Évora.
Com financimento do Fundo Social Europeu, programa ALT2030 e tendo por investidor social a Câmara Municipal de Évora, a AOSJSP está a desenvolver um novo núcleo de cordas, no Agrupamento Escola Severim de Faria, englobando as escolas de Santa Clara e São Mamede, num total de 50 crianças.
O projeto decorrerá até julho de 2027, no âmbito do programa Inovação Social / Portugal 2030.
Neste novo ano letivo as nossas atividades já foram retomadas.
Para saber mais vá aqui:
A Orquestra Geração desenvolve diversos núcleos orquestrais, de jazz e música do mundo, espalhados por escolas e comunidades na Área Metropolitana de Lisboa, centro e Alentejo. Este trabalho abrange jovens de diferentes idades, que têm acesso a uma educação musical estruturada, com apresentações públicas regulares.
Destaques de atuações e colaborações:
Participação em eventos marcantes como as comemorações oficiais da entrada de Portugal na União Europeia, Final da Champions League em Lisboa, recepção ao Presidente do Parlamento Europeu, comemorações do 50º aniversário do 25 de abril, entre outras.
Parcerias em projetos internacionais com o Chipre, a Grécia, São Tomé e Guiné-Bissau e ainda programas europeus no âmbito do Sistema Europa.